História JPA

Breve Historial da Juventude Patriótica de Angola

O núcleo dinamizador da organização juvenil político ou partidária e cívica “Juventude Patriótica de Angola (JPA)” foi criado no período da manhã do dia 18 de Fevereiro de 2012, em Luanda, município da Maianga, bairro Alvalade, na residência do político Abel Chivukuvuku.

Na ocasião, Abel Chivukuvuku convocou, no âmbito da preparação da sua comunicação à nação enquadrada na sua desvinculação da UNITA e na criação de uma nova formação político-partidária, uma reunião que teve lugar na sua residência, a partir das 10 horas do dia 18 de Fevereiro de 2012, onde participaram os senhores Leonel Gomes e José Correia (para testemunharem e ajudarem a dinamizar a JPA) e os jovens Alexandre Dias dos Santos (Libertador), Adolfo Miguel Campos André, António José Araújo, Aquino Ngonguela, Geovete Feliciano Mateus da Silva, Hamilton, João Pedro Mabiala Macosso, Lacerda Van-Dúnen, Pedro Yuri Campos Sebastião (Yuri) e Rafael Daniel Aguiar (para dinamizarem e constituírem a JPA). O dia 18 de Fevereiro é comemorado como o dia da fundação da JPA.

Posteriormente, o grupo dos 10 jovens fundadores da JPA reuniram no mesmo dia, 18 de Fevereiro de 2012, período da tarde e indicaram o jovem Aquino Ngonguela como coordenador do núcleo dinamizador. Este núcleo deu continuidade os trabalhos, já no município de Viana, que culminaram com a estruturação da primeira Direcção Nacional da JPA, que ajudou na mobilização da juventude para assistirem o célebre “discurso do Alvalade” proferido pelo político Abel Chivukuvuku, no dia 12 de Março de 2012, em Luanda, município da Maianga, Hotel Alvalade, onde anunciou a sua desvinculação da UNITA e a intenção de criar e dirigir uma nova formação político-partidária, que veio a ser a CASACE.

O dia 12 de Março é comemorado como o dia do renascer da esperança para uma Angola melhor para todos jovens angolanos e angolanas.

A Direcção da JPA dirigida pelo companheiro Aquino Ngoguela teve, igualmente, um papel activo na mobilização da juventude e na execução de tarefas que culminaram com a realização do Iº Congresso da CASA-CE, que teve lugar nos dias 3 e 4 de Abril de 2012, em Luanda, município de Belas, no Centro de Convenções de Talatona. Assim, no dia 3 de Abril de 2012, a JPA tornou-se, formal, factual e legalmente na organização juvenil da CASA-CE. O dia 3 de Abril é comemorado como o dia da CASA-CE.

No dia 8 de Dezembro de 2012, no âmbito da reunião do Conselho Deliberativo Nacional que teve lugar em Luanda, município do Rangel, no espaço São Domingos, o jovem Rafael Daniel Aguiar substituiu o jovem Aquino Ngonguela no cargo de Secretário Geral da Juventude Patriótica de Angola (JPA), tendo iniciado um processo de reunificação e dinamização da JPA ao nível nacional com apoio do Secretariado Executivo Nacional da JPA e sob orientação do Presidente da CASA-CE, Dr. Abel Chivukuvuku e do Conselho Presidencial da CASA-CE.

A partir desta altura e no âmbito da campanha eleitoral para as eleições de Agosto de 2012, afluíram às fileiras da JPA inúmeros jovens, com particular destaque sobre aqueles que nunca pertenceram formalmente à nenhum Partido Político.

Entre várias actividades realizadas pela JPA, no âmbito das eleições de legislativas de 2012, destaca-se: a panfletagem das avenidas da parte urbana das principais cidades de Angola, sobretudo: Luanda, Lubango, Benguela, Sumbe, Huambo; afixação de cartazes e distribuição de desdobráveis nos principais largos das cidades, com destaque para o largo 1º de Maio em Luanda e a marcha pacífica, com os braços atados realizada nos arredores da CNE com vista a exigir a entrega de credenciais para os fiscais eleitorais.

A marcha a favor de eleições livres e justas, que apelava o credenciamento, pela Comissão Nacional Eleitoral, dos delegados de listas às eleições legislativas de 2012 realizada pela JPA, no dia 30 de Agosto de 2012, em Luanda, município da Maianga, nos arredores da sede da CNE Nacional resultou na detenção dos dirigentes da JPA, incluído o seu Secretário-geral, Dr. Rafael Daniel Aguiar.

Durante e após a detenção, os jovens: Filipe Jacinto, Bimacha André, Bernardo Salupeto, Rafael Aguiar, Pandita Nerhú, Costa Magalhães, Victoriano Agostinho e duas jovens que não eram, na altura, membros da JPA foram torturados, no local da detenção, pela polícia e posteriormente, por jovens meliantes, sob orientação dos efectivos da polícia nacional dentro do estabelecimento prisional do Comando Provincial da Polícia de Luanda. O dia 30 de Agosto é comemorado como o dia da participação activa da juventude para a defesa da democracia, liberdade, eleições livres e justas em Angola.

No âmbito da organização e estruturação da JPA, o Secretariado Executivo Nacional aprovou, a partir de Fevereiro de 2013, o Plano estratégico da JPA para os anos 2013-2017 e o Regulamento Interno da JPA. A partir desta altura, dinamizou-se o contacto com as estruturas provinciais, o que culminou com a realização, no dia 23 de Dezembro de 2012, entre as 9 e 15 horas, no município de Belas, salão Lumano, do Iº grande encontro entre a Juventude Angolana (de todos estratos sociais, de diferente filiação político-partidária, diferentes credos religiosos, etc) com o presidente da CASA-CE, Dr. Abel Chivukuvuku.

Neste encontro que contou com mais de mil (1000) jovens, incluindo delegações vindas de todas as províncias, houve para além da intervenção do Secretário-geral da JPA, a intervenção do Presidente da CASA-CE, Dr. Abel Chivukuvuku cujo discurso se constituiu na base de reflexão e dos programas de acção da JPA, assim como fonte de orientação política para inúmeros jovens independentemente da filiação político-partidário. O dia 23 de Dezembro é o dia do diálogo entre os líderes políticos e a Juventude angolana.

Como resultados da realização do Iº encontro nacional entre a juventude angolana e o presidente Abel Chivukuvuku foi constituído o Conselho Deliberativo Nacional da JPA, que reuniu pela primeira vez no dia 23 de Dezembro de 2012, pelas 17 horas no município de Belas, Salão Lumeno e a estruturação e dinamização, a partir de Fevereiro de 2013, dos Secretariados provinciais e municipais da JPA e a nomeação dos respectivos dirigentes.

No âmbito da participação activa da CASA-CE na defesa da democracia, legalidade, justiça e bem estar económico, social e espiritual dos angolanos e da juventude em particular, a JPA, sob orientação do Conselho Presidencial da CASA-CE, organizou e realizou, no dia 23 de Novembro de 2013 uma actividade de panfletagem das principais artérias urbanas de Luanda, com vista a repudiar o assassinato político dos angolanos, pelo MPLA e o Executivo do presidente José Eduardo dos Santos e apelar o fim destes actos bárbaros.

Este acto resultou infelizmente na detenção e transporte para dentro do edifício da presidência de Angola, dos jovens da JPA que faziam parte do grupo 10 de panfletagem. Posteriormente, o regime do MPLA, através de um dos guardas do presidente da República, Eng.º José Eduardo dos Santos executou ou assassinou, de forma fria e bárbara, o Eng.º de construção civil e professor Hilbert Ganga, com duas balas cravadas nas costas. Até a sua morte, Hilbert Ganga era membro do Conselho Deliberativo da JPA e Director nacional para mobilização do Secretariado Executivo Nacional da CASA-CE. O dia 23 de Novembro é comemorado pela JPA como o dia do Patrono da Juventude Patriótica de Angola.

No mês de Novembro de 2014, a JPA realizou, ao nível nacional a Iª Jornada comemorativa do seu patrono, Eng.º Hilbert Ganga cujos destaques foram:

  1. realização, de 5 à 15 de Novembro de actos políticos de rua, palestras e conferências de imprensas em todas capitais das 18 províncias de Angola;
  2. realização, no dia 22 de Novembro, período da manhã, do acto central da Jornada do Patrono, no município de Vianda, Hotel Luisão, que contou com presença de delegações vindas de todas províncias de Angola e de mais de 900 jovens residentes em Luanda. Neste acto, para além da entoação do hino da JPA, houve a intervenção do Secretário Geral da JPA, Dr. Rafael Aguiar e do Presidente da CASA-CE, Dr. Abel Chivukuvuku;
  3. realização, no dia 23 de Novembro, das 8 às 15 horas da Marcha do patrono da JPA, que teve início no distrito do Kilamba Kiaxi, de fronte a Showprite e culminou no cemitério Santana, com a deposição, pelo presidente da CASACE, Dr. Abel Chivukuvuku, da coroa de flores no túmulo do patrono da  JPA, leitura de uma mensagem à nação por parte do Secretário Geral da CASACE, sr. Leonel Gomes e cedência de entrevista à órgãos de comunicação social presentes, por parte do Secretário Geral da JPA, Dr. Rafael Aguiar.

A partir de 2014, iniciou-se um esforço de criação de núcleos juvenis em várias comunas e bairros. Em Fevereiro de 2015 iniciou a estruturação e dinamização dos Secretariados comunais da JPA, ao nível nacional.

Este breve e rico historial da JPA, comporta os principais actos ou acontecimentos que tiveram lugar, sobretudo em Luanda, local do seu surgimento. Esta breve narração e descrição de factos históricos da JPA pode ser uma base sustentável para escrever a história da mais jovem e dinâmica associação juvenil de carácter político, ideológica e cívica, onde poderão figurar mais actos e personagens que deram um contributo relevante para a sua existência e afirmação no mercado político angolano.

O Secretariado Executivo Nacional da Juventude Patriótica de Angola, em Luanda ao 27 de Março de 2015